Home
Fique por dentro das notícias do mundo gospel.

TRI Radical Sertão

 

triradical_banner

 

O QUE É ?

É uma desafiadora iniciativa missionária com o objetivo é ver igrejas plantadas entre populações não alcançadas do sertão rural incluindo comunidades quilombolas e povos indígenas do nordeste. Equipes solidárias de jovens e adultos, dispostas a viver um estilo de vida simples, levarão o Evangelho transformador de Deus à região de um dos maiores desafios missionários em terras tupiniquins.
O Tri-Radical Sertão é, também, parte importante do processo de preparo de novos missionários.
O Projeto Radical Sertão é um programa do Ministério JUVEP, que há vinte e cinco anos desenvolve no nordeste brasileiro o preparo de novos líderes, despertamento missionário de igrejas locais e plantação de igrejas em cidades do sertão nordestino em parceria com as várias denominações evangélicas em todo país. Desde 1998 a Juvep implantou o Centro Nordestino de Missões, assim ampliando o seu trabalho para a preparação e envio de missionários transculturais.

POR QUE SERTÃO RURAL, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS DO NORDESTE?

A zona rural nordestina possui mais de 12 milhões de habitantes e tem menos de 0,6% de crentes, com mais de 10 mil povoados rurais sem nenhum crente. O povo do sertão rural necessita desesperadamente de novos missionários.
As comunidades quilombolas são originárias dos antigos quilombos, portanto, comunidades negras, rurais e paupérrimas. São mais de 250 no nordeste e menos de 1%  é alcançada pelo Evangelho.
Os indígenas nordestinos estão distribuídos em mais de 400 aldeias e cerca de 20 tribos possuem zero ou menos de 1% de crentes.  Os indígenas nordestinos em sua maioria já perdeu sua língua original, adotou o português e várias tribos perderam seu acervo cultural e se misturaram à cultura corrente ao seu redor.
            Eles subvivem com essa triste realidade… analfabetismo, trabalho infantil, evasão escolar, subnutrição infantil, baixíssima renda familiar, precária assistência à saúde e IDH semelhante ao da Índia. E o pior… não alcançados pelo Evangelho!

PROPÓSITOS

         O Projeto Radical Sertão tem o duplo propósito específico de (a) levar o Evangelho para a zona rural do sertão nordestino pelo trabalho de equipes missionárias de curto prazo e (b) fornecer parte do preparo de qualidade para futuros obreiros, inclusive missionários transculturais.
Seus propósitos gerais são:           

  1. Despertar e mobilizar instituições, igrejas e voluntários para ajudar a plantar igrejas entre sertanejos rurais, quilombolas e indígenas do nordeste;
  2. Capacitar obreiros para trabalhar de forma efetiva e fiel a partir do contexto do sertão nordestino;
  3. Saturar regiões rurais com igrejas contextualizadas;
  4. Implantar projetos de valorização da cidadania na zona rural a ser trabalhada;

PREPARO

A filosofia do preparo seguirá as cinco ênfases das escolas da Missão Juvep: vida piedosa, integridade de caráter, saúde psicológica, excelência acadêmica e prática ministerial eficaz. Visando um preparo adequado ao trabalho a ser desenvolvido, o Projeto Radical Sertão oferece:
1.    Disciplinas bíblicas, teológicas e missiológicas visando o conhecimento teórico e básico;
2.   Trabalhos práticos visando a integração da prática com os conhecimentos teóricos, bem como o aperfeiçoamento das habilidades naturais e espirituais para o exercício do serviço cristão e para o despertamento e aperfeiçoamento do ministério de cada um.
3.   Atividades espirituais e sociais, visando o amadurecimento da personalidade e do caráter cristão, tão necessários à vida cristã.

DINÂMICA DO PROJETO RADICAL SERTÃO

O Projeto se desenvolve em três etapas distintas, a saber, a etapa de preparo prévio, de preparo intensivo no internato e a etapa de ministério no campo.
Preparo Prévio: O aluno completará tarefas em casa, que serão analisadas para determinar a possibilidade de participar do Projeto Radical Sertão.
Preparo intensivo no internato:
Janeiro: Projeto Missionário, 24 dias plantando igreja em cidade sertaneja com um grande grupo de voluntários oriundos de todo o Brasil.
Fevereiro a Junho: Aulas intensivas na Missão Juvep. Neste período haverá incursões e estágio na rural sertaneja.
Nesta etapa os Radicais se concentrarão nas atividades acadêmicas em sala de aula, com prática ministerial e visitas a igrejas nos finais de semana. Serão várias matérias em forma de aulas seriadas e modulares. Nos sábados e nas semanas de atividades acadêmicas haverão cursos práticos de alfabetização de adultos,  cabeleireiro, trabalhos comunitários, saúde comunitária, primeiros socorros, etc. Esta etapa tem como objetivo a capacitação teórica, o aperfeiçoamento da vida em equipe e o desenvolvimento de um coração de servo e comprometido com a salvação dos perdidos, bem como oferecer algumas das ferramentas necessárias para o evangelismo, discipulado, mobilização da comunidade e plantio de igrejas na zona rural do sertão. Além disso, bancas de estudos, períodos de oração e tarefas manuais comporão o cotidiano dos Radicais.
Vamos utilizar diversas formas de avaliação do aproveitamento e progresso do candidato, inclusive do caráter e vida espiritual. Ao longo do curso os alunos terão a oportunidade de crescer na sua disciplina pessoal, na sua vida relacional e no cultivo diário e permanente de sua comunhão com Deus.
Nesta etapa se algum candidato apresentar problemas que a liderança considere incompatíveis com sua continuidade, ele não poderá prosseguir nas etapas seguintes.

Recesso

Junho/2009 – Haverá um recesso de 15 dias para, opcionalmente, visitar família, igreja mãe e parceiras e amigos.

Etapa de Trabalho no Campo

Julho/2009 a Junho/2010 – Os Radicais serão estrategicamente distribuídos em equipes que atuarão no evangelismo, discipulado, cidadania e plantação de igrejas numa abrangente zona rural previamente mapeada.
A principal estratégia evangelística será a de viver o evangelho demonstrando o amor de Deus através de uma vida simples, generosa, contextualizada, cristocêntrica. Serão desenvolvidas atividades evangelísticas e de discipulado que culminarão com o nascimento natural da igreja, cuja estrutura física será de acordo com a realidade e desejo da comunidade local.
Cada equipe trabalhará com literatura adequada ao contexto cultural da zona rural do sertão nordestino e poderá dispor de equipamentos tais como GPS, meios de transporte como charrete, moto, bicicleta e um veículo automotivo capaz de andar em terrenos acidentados.
Durante esta etapa a liderança acompanhará de perto cada Radical.
Na segunda semana de junho de 2010 haverá o culto de ação de graças pela conclusão do Projeto Radical Sertão e será dada posse aos obreiros definitivos que continuarão à frente das igrejas que nasceram como resultado da dedicação e trabalho dos Radicais.

LOCAL

A etapa de preparo intensivo acontecerá na sede da Missão Juvep (João Pessoa, PB) e a etapa de campo será em regiões predefinidas e mapeadas do sertão, em comunidades quilombolas e numa aldeia indígena. As pesquisas estão em andamento e até janeiro serão definidas.

PÓS-PROJETO RADICAL SERTÃO

A Juvep estará pronta para dar toda a orientação acerca dos próximos passos a serem dados pelos Radicais que, em comum acordo com suas igrejas, desejarem continuar sua caminhada ministerial conosco, no sertão, entre quilombolas, indígenas ou rumo a missões transculturais.

SUSTENTO

                A taxa de inscrição no Projeto Radical Sertão é de R$ 200,00 (Duzentos Reais) que deverá ser paga até o dia 15 de dezembro de 2008.
            O sustento será de 1,5 salário mínimo por mês durante os dezoito meses do Projeto e será administrado por um fundo comum.   A primeira mensalidade deve ser paga no dia da chegada do Radical, prevista para o dia 06 de janeiro de 2009. A data de vencimento das demais mensalidades será sempre no dia 5 de cada mês. Afora este valor, é importante que o candidato tenha um plano de saúde.
            As despesas de viagens de ida e volta para casa e visitas às igrejas parceiras não estão incluídas no sustento mensal supramencionado.
           

QUEM PODE CANDIDATAR-SE AO PROJETO RADICAL SERTÃO

            Os candidatos ao Projeto Radical Sertão devem preencher os seguintes requisitos:

  1. Convicção pessoal de que Deus lhe quer no Projeto Radical Sertão.
  2. Compromisso de estar no Projeto Radical Sertão por dezoito meses.
  3. Vida integrada e em comunhão com a igreja local há, pelo menos, 3 anos.
  4. Estar disposto a ser um servo e realizar serviços humildes.
  5. Caráter íntegro e bom relacionamento com os seus familiares.
  6. Ser solteiro ou casal que tenha pelo menos um ano de vida conjugal e que não tenha filho dependente.
  7. Ser submisso à liderança e às decisões do grupo.
  8. Ter maturidade espiritual e emocional.
  9. Ter segundo grau completo.
  10. Ter acima de 18 anos.
  11. Ser flexível para adaptar-se à realidade do sertão e a um ambiente interdenominacional.
  12. Possuir constituição física saudável, que permita suportar as condições do sertão rural.
  13. Ser sensível às necessidades, sofrimentos e situações inadequadas do ser humano.
  14. Ter sustento garantido por sua igreja ou por um grupo de igrejas ou mantenedores pessoais.
  15. Pronto a não namorar durante o primeiro ano do Projeto.
  16. Estar disposto a viver um estilo de vida radicalmente comprometido com o Evangelho e com a evangelização do pecador perdido; pronto a viver comunitariamente, inclusive na área financeira; disposto a assumir a simplicidade da vida de Jesus de Nazaré, sob o domínio do Espírito Santo, e viver totalmente para a glória de Deus.

COMO SE INSCREVER

            É necessário preencher a Ficha de Candidatura em anexo e encaminhar-nos pelo correio, via fax ou pela internet. Sua Ficha será analisada e se houver alguma dúvida de nossa parte, entraremos em contato. Após esta análise, lhe enviaremos a confirmação, ou a recusa, de sua candidatura, para que seja procedido o pagamento da inscrição, que só será efetivada assim que chegar em nosso escritório uma cópia de seu comprovante de depósito no valor correspondente. Quando for aprovado, será enviado o Guia de Trabalhos do Preparo Prévio.

Clique aqui para obter a ficha de candidatura.
           

Os documentos necessários são:

  1. Carta de recomendação da igreja a que está vinculado. A carta de recomendação deve garantir que nos últimos dois anos o candidato não sofreu nenhuma disciplina por causa de pecado.
  2. Preenchimento da Ficha de Candidatura.
  3. Pagamento da Taxa de Inscrição.
  4. 02 (duas) fotos 3×4.
  5. Xerox da Identidade.
  6. Xerox do CPF.
  7. Xerox do Título de Eleitor.
  8. Xerox do Certificado de Reservista.
  9. Relato do testemunho de sua vida.
  10. Relato sobre sua decisão de participar do PRS.
  11. Ficha de Informação Eclesiástica e Pessoal.
  12. Atestado de Saúde, inclusive Teste de HIV.
  13. Declaração de compromisso de sustento.
  14. Xerox do Certificado de Escolaridade.

INFORMAÇÕES PARA DEPÓSITOS DE OFERTAS, MATRÍCULAS E MENSALIDADES

             A Missão Juvep designou uma conta específica para depósitos de inscrições, mensalidades e ofertas voluntárias para o Projeto Radical Sertão: Caixa Econômica Federal, Agência 036, Operação 003, conta corrente no 6503-0.
PALAVRA FINAL
             Se você tem a direção de Deus para dedicar-Lhe este tempo em favor da obra missionária, adquirir uma rica experiência em missões e obter um bom preparo missionário, ministerial e para a vida cristã, não deixe de enviar-nos o quanto antes sua Ficha de Candidatura (disponível no site www.juvep.com.br ou pelo Correio).
             Junte-se a nós em oração por missões e pelos projetos da JUVEP. Anexo, enviamos panfletos sobre os nossos trabalhos; leia-os para melhor conhecer a Missão da qual você estará fazendo parte. Desejamos ajudar no preparo de servos do Senhor, pois a seara é grande e está branca. Nosso alvo final é que o nome do Senhor Jesus Cristo seja aceito, honrado e glorificado nos sertões e entre as nações!
Será uma grande alegria tê-lo(a) conosco e ajudá-lo(a) a servir a Deus no sertão nordestino. Juntos, seremos usados por Deus, faremos a Sua obra e vidas serão salvas!

Seja Bem-vindo ao
Projeto Radical Sertão
Seja Bem-vindo à Missão Juvep!

É maravilhoso saber que Deus está tocando em muitos corações que estão se colocando à Sua disposição para que a salvação em Cristo alcance com poder e graça a zona rural do sertão.
Portanto, alegra-nos muito o seu interesse em participar do Projeto Tri-Radical Sertão. Ao enviar este documento, receberá as informações do Projeto, treinamento, currículo e ficha de matrícula.
Que Deus lhe abençoe na sua decisão de serví-Lo no campo missionário sertanejo!

 

Fonte: http://www.juvep.com.br/

Tags: , , , , , ,

1 Comentário

  1. quero saber mais informações, pois quero participar!

Faça seu comentário