Home
Fique por dentro das notícias do mundo gospel.

Conheça Cruz do Espírito Santo/PB

A cidade de Cruz do Espírito Santo é uma das cidades-alvo para o DR 2009. Abaixo encontram-se alguns dados:

Cidade da região da Zona da Mata Paraibana, microrregião de Sapé. Fundada em 07/03/1896, está a 19m de altitude, 25 Km distante de João Pessoa e em 2007 o IBGE estimou a sua população em 15.193 habitantes em uma área territorial de 196 km². Os Municípios limítrofes são: Pedras de Fogo, São Miguel de Taipu, Sapé, Sobrado e Santa Rita. Possui regiões ao redor tais quais o sítio Jaques, região menor em área urbana, com grande característica rural, rodeada de vegetação frutífera como a manga, jaca e o jambo.

História

Cruz do Espírito Santo é um dos municípios mais antigos da Paraíba. Suas terras foram habitadas pelos índios Tabajaras antes da conquista pelos portugueses, que implantaram engenhos e iniciaram o plantio de grandes canaviais.
O povoado que deu origem ao município começou na margem esquerda do rio Paraíba, perto do Engenho Espírito Santo de propriedade do português Manoel Pires Correia. Conta a tradição que por volta de 1789, o rio Paraíba sofreu uma grande enchente deixando, onde hoje é a praça Rio Branco, uma cruz de madeira.
Os habitantes adicionaram a palavra Cruz ao nome do povoado Espírito Santo. Na época o povoado pertencia ao município de Pilar e desmembrou-se. Lei estadual nº 40 de 7 de março de 1896 deu a categoria de município a Espírito Santo, que também passou a abrigar a sede do município de Pedras de Fogo, extinto pela mesma Lei estadual nº 125 de 7 de novembro de 1896.
Em 1914 outra grande enchente do Rio Paraíba obrigou a sede do município passar para o município de Sapé até 1935 quando o Coronel José Francisco de Paula Cavalcanti, o “Cazuza do trombone”, então Deputado Estadual conseguiu que Cruz do Espírito Santo fosse restabelecido. Em 1943 o nome do município foi mudado para Maguary. Em 1948 voltou a ser Cruz do Espírito Santo. A estação de Espírito Santo foi inaugurada em 1883 pelo Conde D’Eu. Railway Company Limited, antigamente, em dias alternados, três a quatro locomotivas cruzavam a estação local que distava 800 metros da cidade. O município de Cruz do Espírito Santo se destacou por muito tempo.
Cruz do Espírito Santo é terra natal do poeta Augusto dos Anjos e do ex-ministro da fazenda Maílson da Nóbrega. Em 1985, ano atípico pelas chuvas que alagaram várias cidades do Nordeste, Cruz do Espírito Santo foi completamente alagada pelo rio Paraíba, o que trouxe grandes transtornos para a cidade e para a população em geral.

Fonte: FAMUP

Desenvolvimento

Nas Articulações entre as Instituições encontra-se o Convênio de Cooperação com Entidades Públicas nas áreas de educação, saúde, assistência e desenvolvimento social, cultura, habitação, transportes e desenvolvimento urbano.
Encontram-se Informatizados o Controle de execução orçamentária, Cadastro de alvarás, Cadastro imobiliário (IPTU), Cadastro de funcionários, Folha de pagamento e Contabilidade.
Terceirizados estão Serviços de Advocacia, Transporte escolar, Manutenção de estradas ou vias urbanas, Contabilidade, Processamento de dados e Obras civis.
Verifica-se descentralização administrativa com a formação de Conselhos nas áreas de saúde, assistência social, Outros conselhos de política setoriais e Fundo municipal nas áreas de saúde e assistência social.
Observa-se a existência de Incentivos para atração de atividades econômicas, Benefício tributário relativo ao ISS e Programa ou ação de capacitação profissional.
Existem Atividades Sócio-Culturais como Bibliotecas públicas, Clubes e associações
recreativas, Estádios ou ginásios poliesportivos e Banda de música.
Informações obtidas através de pesquisas e levantamentos do IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, e Ministério da Educação e do Desporto INEP/MEC.

Fonte: http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/

A Igreja

A Igreja Batista em Cruz do Espírito Santo é congregação da Primeira Igreja Batista em Santa Rita, do Pr. Carlos Eiras. Há três anos Fabiana Soares Barbosa da Costa consagrou-se pastora e hoje está à frente dos trabalhos na cidade.

A Congregação tem cerca de 35 membros e 30 congregados; enfrenta alguns desafios como: salvar vidas, realizar um avanço missionário para alcançar jovens e adolescentes, promover ação social permitindo que a igreja desenvolva seu papel social no município, ampliar o templo, e no tempo de Deus, vir a ser a Primeira Igreja Batista em Cruz do Espírito Santo. No primeiro contato que tivemos com a pastora Fabiana Costa, ela afirmou em seu e-mail: “… que Deus nos ajude a fazer a diferença em Cruz do Espírito Santo. Compartilho com a JUBALIT dos desafios existentes em nosso Estado, entre os  223 municípios entendemos que todos apresentam suas carências e dificuldades, mas cremos em Deus, e na força dos jovens compromissados em fazer a diferença”. Assim seja!

Outras fontes:
www.cruzdoespiritosanto.pb.probrasil.com.br/
www.ferias.tur.br/informacoes/4926/cruz-do-espirito-san...
estacoesferroviarias.com.br/paraiba/cruz.htm
www.cidades.com.br/cidade/cruz_do_espirito_santo/002366...

Tags: , , ,

5 Comentários

  1. DEUS pode fazer tudo isso sozinho mas ELE prefere contar conosco….

  2. Um dia eu quero muito conhecer a cidade onde a minha mãe nasceu.
    A minha mãe Severina Camilo dos Santos, sempre falou histórias da sua infância correndo nas sombras frescas dos pés de jacas e mangas, molhando os pés nos córregos…

  3. A cidade e muito pequena mais muito a com chegante poriso eu amo muito a minha cidade cruz do espirito santo ja fais 19 anos que eu moro nesta cidade maravilosa

  4. Minha querida cidade, que nuca irei de sair para morar em outra!

  5. Olá, sou do Rio de Janeiro e minha mãe nasceu em Cruz do Espírito Santo e com 9 anos veio para o Rio de Janeiro e nunca mais voltou. Hoje ela tem 65 anos e com a graça de Deus consegui dar a ela de presente uma viagem para Paraíba para tentar encontrar nossos famíliares. Eu, minha esposa, minhas irmãs e meu pai vamos juntos com ela e gostaríamos de saber se agluém conhece essas pessoas: Cícera Alexandrina da Silva, Josefa Alexandrina da Silva e Lia Alexandrina da Silva. Todas devem ser bem senhoras mas gostaria de saber se alguém conhece essas pessoas ou parentes delas para que possam nos passar os contatos. Parece estranho, mas gostaria de conhecer uma parte da minha família que nunca vi e espero vê-los um dia. Grande abraço a todos. !!!

    meu e-mail de contato é linho21@oi.com.br caso conheçam alguém dessa família me mande um e-mail.

Faça seu comentário