Home
Fique por dentro das notícias do mundo gospel.

Presidente de Guine-Bissau é assassinado

O presidente de Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, foi assassinado por integrantes do Exército nesta segunda-feira, 2 de março. Horas antes, a vítima foi o chefe do Estado-Maior do Exército, general Tagmé Na Wai. De acordo com informações, o assassinato de Vieira seria uma espécie de “ajuste de contas antigas” dos militares simpatizantes ao general Tagmé, tido como um velho rival do presidente. A morte dos dois principais dirigentes do país abre mais uma crise social e coloca em em lados opostos as forças armadas e os aliados do presidente.

Missões Mundiais da CBB mantém quatro missionários no país (um casal e duas obreiras solteiras) e todos estão bem, segundo informações do Pr. Lauro Mandira, Gerente de Missões da JMM. “Apesar da tranquilidade aparente no país, há um plano de contingência já elaborado e prevê a saída dos missionários do campo caso precisem. Vamos orar pelo país e pela segurança dos nossos missionários”, diz o Pr. Mandira.

O embaixador do Brasil em Guiné-Bissau, Jorge Geraldo Kadri, deu declarações às agências de notícias internacionais de que o momento agora é sair de casa apenas para o extremamente necessário. 

Guiné-Bissau tem um histórico de golpes e motins desde que se tornou independente de Portugal, em 1974. Nos últimos anos, o país se transformou em centro da rota do tráfico de cocaína da América do Sul para a Europa e altos cargos do governo e chefes militares foram acusados de participar deste negócio ilegal.

E-mail dos missionários

Queridos Irmãos,

Várias pessoas nos têm contactado hoje por causa das noticias que têm ouvido do que aconteceu esta noite aqui na Guiné Bissau. Ontem à noite soubemos que tinham assassinado o Chefe Maior das Forças Armadas e durante toda a noite ouvimos bombas a rebentar e metralhadoras.
Hoje de manhã soubemos que o Presidente da República também tinha sido assassinado, como vingança.
O Ambiente aqui tornou-se logo terrível pois o povo ainda está muito marcado do Golpe de estado de 1998.
Hoje ninguém pode sair à rua, ninguém pode circular. Cortaram logo a Tv da Guiné Bissau também.
Até agora não sabemos mais nada e não houve qualquer alteração mas sabemos que poderá acontecer algo pior a qualquer altura.

Queremos pedir, queridos irmãos, que orem connosco para pedir a protecção do Senhor sobre a Casa Emanuel. As outras missões evangélicas já saíram de Bissau e foram para o interior. Os nossos consulados já nos ligaram dando nºs de urgência e dizendo que a qualquer momento poderão querer tirar os estrangeiros daqui.
Acontece que, nós aqui da Casa Emanuel não podemos sair pois temos 140 crianças connosco e nunca, jamais, deixaríamos estas crianças, pois foi por elas que para aqui viemos.
Além disso, nós não poderíamos sair mesmo pois o processo de adopção das Gémeas ainda não está acabado e sem elas não iríamos mesmo.

Também, pedimos as suas orações, pois temos comida aqui para as crianças mas se demorar muito esta situação, será difícil. Também temos o leite em pó a terminar pois iríamos comprar hoje de manhã e já nos deixaram sair.

Graças a Deus os policias deixaram-nos passar para comprar gasóleo pois sem o gasóleo a bomba de agua não funciona e sem água seria mesmo complicado.
Outro problema é que se esta situação se prolongar os funcionários terão medo de vir trabalhar e sozinhos será muito complicado cuidarmos de tudo e todos.

Queridos, estamos bem, só precisamos das vossas orações. O Senhor é connosco e Ele é quem nos protege de tudo.

Orem por nós… contamos com vocês.

Carlos, Ana, Carolina, Hadassa e Talita Sousa
Missionários dos Batistas em Guiné Bissau – Missões Mundiais
Tel. 00 245 610 9797

 

Fonte: Missões Mundiais e Informativo Batista

Tags: ,

1 Comentário

  1. A PAZ DO SENHOR SEJA CONVOSCO!!OLÁ IRMÃOS EU TENHO ACOMPANHADO O SOFRIMENTO DE VCS MAS ESTAMOS ORANDO PARA QUE O “O DEUS DE ISRAEL, O TODO PODEROSO!” VENHA A OPERAR NESTA SITUAÇÃO E QUE AS COISAS SE NORMALIZEM EM NOME DE JESUS.
    E ESPEREM NAQUELE QUE É FIEL E ELE VAI COLOCAR ALGUEM NO PODER QUE TENHA A MESMA VISÃO DO ANTERIOR PARA AJUDAR A GUINÉ BISSAU A SAIR DESTA FASE RUIM,BEM COMO OS PROJETOS MISSIONÁRIOS QUE ESTÃO EM ANDAMENTO POIS O SENHOR É O DONO DE TUDO!!

Faça seu comentário