Home
Fique por dentro das notícias do mundo gospel.

Após erro, MEC divulga novo gabarito das provas do Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (7) um novo gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No domingo (6), uma versão com erros havia sido divulgada.

(Aviso: o MEC divulgou o que seria o novo gabarito por volta das 12h30 no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Inep. Mas a versão baixada pelo G1 continha os mesmos erros do gabarito divulgado no domingo. O G1 publicou essa versão errada às 12h49. Por volta das 13h30, o G1 retirou do ar os links errados e entrou em contato com o MEC. Naquele momento, o site do Inep continuava com a versão errada do gabarito. A assessoria do MEC enviou para o G1, por e-mail, a versão correta do arquivo, que é a que consta agora desta reportagem.)

Provas

No sábado, os candidatos fizeram as provas de ciências humanas (geografia e história) e da natureza (biologia, química e física). No domingo, foi a vez das provas de matemática e linguagens, que incluía uma redação.

A divulgação de gabaritos errados foi lamentável na opinião do coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta.

“O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota”, disse.

Segundo ele, “umas das poucas coisas que funcionam no país são os vestibulares”. “Quando acontecem esses erros de organização, de logística, os processos seletivos que acontecem com muita lisura podem acabar também desmoralizados.”

“O gabarito errado causou um certo pânico entre os alunos, que achavam que tinha ido mal. Não fazia o menor sentido”, afirmou Eduardo Figueiredo, professor de física do Curso Objetivo.

Abstenção recorde

Ceca de 2,6 milhões dos mais de 4 milhões de inscritos fizeram as provas. O índice de abstenção chegou a 37,7% no sábado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia não realizaram o teste no domingo. Foi a maior abstenção da história do exame. O MEC esperava um índice de 35%.

jubalitpb.com
Fonte: G1

Tags: , , , , , , , ,

Faça seu comentário